terça-feira, 20 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA TEATRAL: CABARÉ DO IVO

A Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (CAC/SMC) selecionou atores, através de currículo e prova prática, para participar de um processo de pesquisa cênica tendo como base a dramaturgia de Ivo Bender. A oportunidade foi oferecida dentro do quarto módulo de investigação (o terceiro módulo de montagem) do Grupo Experimental de Teatro – um espaço criado pela CAC/SMC para a vivência de técnicas de atuação, em 2008. Nove atores foram selecionados e, dentre estes, permaneceram no elenco: Amanda Novinski,André Gazineu, Dinorah Araújo, Juçara Gaspar, Naiara Harry, Paula Souza, Samanta Sironi e Silvana Ferreira.
O módulo de montagem a partir da pesquisa sobre a obra de Bender foi desenvolvido de outubro de 2010 a maio de 2011, no Teatro Glênio Peres, no Teatro do Museu do Trabalho e na Sala Álvaro Moreyra. Este processo foi conduzido por Laura Backes, técnica em cultura, e Mauricio Guzinski, professor de teatro, ambos funcionários efetivos da PMPA, cedidos pela CAC/SMC, e contou, ainda, com a participação da coreógrafa Carlota Albuquerque e do músico Marcelo Delacroix, profissionais consagrados da comunidade artística, contratados, especialmente, pela CAC/SMC para essa experiência cênica. Na última etapa do processo de montagem, foram agregadas as participações voluntárias de Lara Coletti e Marina Schuch, na criação dos figurinos e adereços cênicos; de Fabrizio Rodrigues, na criação da maquilagem e cabelos; de Denis Moreira de Souza, na operação de som; bem como a participação de Carmem Salazar, funcionária também cedida pela SEOTE/SMC, na criação e operação de luz (Carmem, agora, será substituída pelo ator e iluminador Carlos Azevedo). O roteiro foi criado, durante o processo de pesquisa, a partir de sete peças do dramaturgo, eleitas pelos próprios atores - Cabaré de Maria Elefante (que serviu de fio condutor),Mulheres Mix, Quem roubou meu Anabela?, Surpresa de verão,Sexta-feira das Paixões, A ronda do lobo / 1826 e As cartas marcadas ouOs assassinos - textos que foram adaptados e mesclados pelo GET/SMC e Mauricio Guzinski até a finalização do experimento cênico.
Cabaré do Ivo, a montagem que resultou do módulo de pesquisa, foi assistida por 339 pessoas, na Sala Álvaro Moreyra, encerrando a programação da Semana Ivo Bender – 50 anos de Teatro – promovida pela CAC/SMC/PMPA, no final de maio; e voltou a ser apresentado com grande sucesso no Teatro Glênio Peres, em 10 de agosto; no Teatro Municipal de São Leopoldo, em 05 de setembro (dentro da Programação da Feira do Livro); e, novamente, na Sala Álvaro Moreyra, em 07 de setembro (dentro da Programação do18º Porto Alegre em Cena). A profundidade do processo de pesquisa vivenciado pelos atores e a qualidade artística do resultado impulsionaram o Grupo a dar continuidade às apresentações de Cabaré do Ivo, agora, de forma independente, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana, durante o mês de outubro. NÃO PERCAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário