Cabaré do Ivo

Cabaré do Ivo - Teaser





Cabaré do Ivo
Coquetel infernal a partir de 7 peças  de Ivo Bender
estreia com grande público


Espetáculo integrou a programação do 18º. Porto Alegre Em Cena

Bem recebido pelo público que superlotou a Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura, em Porto Alegre, o espetáculo Cabaré do Ivo – resultado da pesquisa sobre a obra do dramaturgo gaúcho Ivo Bender, desenvolvida pelo Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (GET/SMC) – foi aplaudido de pé, por um público de 339 pessoas, durante as três apresentações da temporada de estréia, no encerramento da Semana Ivo Bender, homenagem ao cinqüentenário do teatro do autor, realizada pela Coordenação de Artes Cênicas (CAC), da SMC, de 23 a 29 de maio último.
A direção coreográfica do espetáculo é de Carlota Albuquerque**, a direção de atores de Laura Backes*, a direção musical de Marcelo Delacroix**   e a direção geral de Mauricio Guzinski*.   
No elenco estão os atores Amanda Novinski, André Gazineu, Dinorah Araújo, Juçara Gaspar, Naiara Harry, Paula Souza, Samanta Sironi e Silvana Ferreira.
O roteiro do espetáculo é do GET e de Mauricio Guzinski; o figurino e adereços cênicos são assinados por Lara Coletti e Marina Schuch,  maquilagem e cabelos  por Fabrizio Rodrigues, fotos de divulgação por Ivo Gonçalves, fotos de cena por Nata Santejano, registro de imagens por Gabriela Martins, Kevin Agnes e Guilherme Bellini,  iluminação por Carmem Salazar*,  operação de som por Denis Moreira de Souza e trilha sonora pesquisada por Marcelo Delacroix e GET. A CAC/SMC e o GET assinam a produção do espetáculo.

Sinopse

Cabaré do Ivo é uma espécie de “coquetel infernal” preparado com fragmentos de sete peças de Ivo Bender pelo Grupo Experimental de Teatro da SMC. “Coquetel” porque o roteiro oferece sabores de comédia, drama, melodrama, tragédia – gêneros teatrais em que o dramaturgo gaúcho transita com sua peculiar maestria. “Infernal” porque também traz as costumeiras pitadas do vasto conhecimento do autor sobre mitologia nas mais diversas culturas. Nos moldes do tradicional teatro de revista brasileiro e tendo como fio condutor o Cabaré de Maria Elefante, são apresentadas ao público cenas curtas sobre vampiros, demônios, criminosos, uma morta-viva milagreira, dois travestis (Jean Harlow e Rita Hayworth); a hilária cena de um juiz embriagado que, em plena audiência de separação, sentencia ao casal (em litígio): um “menage a trois” (em que ele, o próprio juiz, seria a terceira ponta do triângulo). Todas essas histórias inusitadas e muito mais! Pois Ivo Bender é um escritor “fabuloso” (ao pé da letra e da palavra!). Tem o domínio, o poder da “fábula”, o dom de contar histórias como ninguém.” Além de Cabaré de Maria Elefante, o Cabaré do  Ivo reúne cenas de Mulheres Mix, Quem roubou meu Anabela?, Surpresa de verão, Sexta-feira das Paixões, A ronda do lobo/1826 e As cartas marcadas ou Os assassinos.

Concepção

A concepção do espetáculo nasceu a partir da força dos aspectos fantásticos presentes na obra de Ivo Bender. Na estrutura  de um show de variedades (eleita a partir da peça Cabaré de Maria elefante), o surgimento de muitas personagens sobrenaturais (vampiros, demônios, morta-viva,  mulher-loba, etc..), determinou que a encenação ganhasse a forma de cabaré misterioso, fantástico, infernal. Esses aspectos foram evidenciados nos figurinos rasgados e manchados, na carregada maquilagem, nos cabelos desgrenhados,  no desenho da luz, nos diferentes climas  da trilha sonora, na diversidade das coreografias, das ações e das falas. Tudo isso para trazer à vida as palavras de Bender, na relação profunda que se estabelece entre autor/ator/espectador, somente no momento único, efêmero, da cena. O experimento/espetáculo foi realizado em homenagem ao cinqüentenário do Teatro de Ivo Bender, nosso mais importante dramaturgo em atividade, nascido em 23 de maio de 1936, na cidade de São Leopoldo, e radicado em Porto Alegre, onde permanece, extremamente produtivo, dedicando-se às Letras e ao Teatro, aos 75 anos de vida.

Ivo Bender
Natural de São Leopoldo, Ivo é o mais importante dramaturgo gaúcho em atividade (50 anos de teatro e 75 de vida), autor de peças que marcaram a história do teatro feito em Porto Alegre (Sexta-feira das Paixões, Queridíssimo canalha, Quem roubou meu Anabela, Trilogia perversa...). Em recente entrevista, concedida a Michele Rolim do Jornal do Comércio, Ivo Bender argumenta sobre a necessidade de haver projetos que incentivem a escrita para a cena: “As pessoas não escrevem, é muito difícil escrever teatro. Percebi isso quando comecei a escrever conto, que é possível escrever com as mãos nas costas. Teatro é uma estrutura muito difícil.”
O cinqüentenário do Teatro de Ivo Bender, festejado pela Coordenação de Artes Cênicas, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre-SMC, intitulada: Semana Ivo Bender, realizada de 23 a 29 de maio último também integrou a  programação do Palco Giratório do SESC e continua tendo desdobramentos. A SMC em parceria com o Goethe Institut criou o Prêmio Ivo Bender - Bolsa de estímulo à criação Dramatúrgica que incentiva o surgimento de novos autores teatrais (ou consolidar o trabalho dos dramaturgos em atividade), bem como fomentar a criação de novas obras da literatura dramática em nossa cidade.
Grupo Experimental de Teatro (GET)
O GET foi implantado pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre em 2008, abrindo espaço para a pesquisa e o aperfeiçoamento de atores locais que, selecionados periodicamente, participam da pesquisa. Os integrantes do GET tiveram oportunidade de receber orientação dos professores Carlota Albuquerque, Laura Backes, Marcelo Delacroix, Matteo Belli, Nair D’Agostini e de Mauricio Guzinski. 
A exemplo de Cabaré do Ivo, resultado da pesquisa sobre a obra de Ivo Bender, realizada de outubro de 2010 a junho deste ano, o GET já realizou pesquisa sobre a obra de Jorge Andrade,  em 2009, cujo resultado foi intitulado: “Para dentro do labirinto – experimento sobre a obra de Jorge Andrade” e, em 2010, “Nelson Mítico”  pesquisa sobre as peças míticas de Nelson Rodrigues. 

Mauricio Guzinski
Ator, diretor e professor de teatro. Licenciado em Arte Dramática, Bacharel em Direção Teatral e Especialista em Teatro Contemporâneo, DAD/UFRGS. Atuou em “Encontro no Bar”, “Dercybiônica”, “Macbeth”, “Fullano”, “Tragikos”, entre outros. Autor e diretor de “Dona Possança” (publicada pelo IEL/RS), “Antonio Chimango” (Açorianos Especial pela Criação, 1985), “Macbeth” (Açorianos de Melhor Cenário e Figurino, 1989) e “Amores & Facadas” (Açorianos Melhor Ator Coadjuvante, 1992). Participou da International School of Theater Antropology, 1994 e 1996. Fez cursos com Eugenio Barba e o Odin Teatret, em Holstebro, Dinamarca (1995) e com Gabrielle Roth, NY, EUA (2003). Professor da SMC, desde 1985, onde foi diretor da Oficina Teatral Carlos Carvalho e do Teatro Renascença, criou o Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator, realizou a Mostra Antropologia Teatral e Cultura Brasileira, coordena o Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho, desde sua criação, em 1988, o Prêmio Ivo Bender, criado em 2011, e o Grupo Experimental de Teatro, desde 2008.

IMPORTANTE: A Coordenação de Artes Cênicas  da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, além de ter criado o Grupo Experimental de Teatro, foi responsável pela idealização e realização do módulo-montagem do GET sobre a obra de Ivo Bender,  pela produção do espetáculo “Cabaré do Ivo” e pela realização da Semana Ivo Bender – 50 anos de Teatro. A produção do espetáculo inclui desde a oferta de espaços para a pesquisa, ensaios e apresentações, até a cedência de profissionais de seu quadro de funcionários efetivos* e a contratação de artistas** especialmente convidados para a  criação conjunta do espetáculo com os atores selecionados para a realização do módulo-montagem em setembro de 2010.
*Carmem Salazar, Laura Backes e Mauricio Guzinski são profissionais efetivos da SMC de Porto Alegre, cedidos gentilmente para a realização do experimento teatral do GET sobre a obra de Ivo Bender.
**Carlota Albuquerque e Marcelo Delacroix,  profissionais consagrados da comunidade artística gaúcha, foram contratados especialmente pela SMC para a realização deste experimento teatral.


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